Deputados aprovam terceirização quinta-feira, 11 de maio de 2017

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem dia 22 um projeto que libera a terceirização do trabalho apresentado há 19 anos pelo governo Fernando Henrique Cardoso. A proposta de 1998, também anistia multas impostas a empresas e, agora, depende apenas de sanção de Michel Temer. Que podemos dizer: vai sancionar pelo compromisso que tem com os financiadores do golpe.

O PL 4302, de 1998, foi aprovado com 231 votos favoráveis, 188 contrários e oito abstenções. Em linhas gerais, o texto permite a terceirização em todas as atividades de uma empresa, tanto no setor privado quanto no serviço público.

Salários menores, jornadas maiores

Um estudo da Central Única dos Trabalhadores, com dados de 2013, mostra que os terceirizados recebem salários 24,7% menores que aqueles dos efetivos, permanecem no emprego pela metade do tempo, além de ter jornadas maiores.

Também há alerta para o maior risco de acidentes laborais, calotes trabalhistas e exposição a condições degradantes ou análogas à escravidão nas subcontratações (terceirizadas). Embora os defensores da terceirização sustentem que a medida possa reduzir custos para empresas sem afetar os direitos dos empregados, a matemática do patronato não parece fazer sentido.

“Se eu pago determinado valor ao funcionário e coloco um intermediário nessa relação, não tem como ficar mais barato sem perdas para o trabalhador. A empresa prestadora de serviço evidentemente visa o lucro”. A terceirização promove perda do direito às férias (pela alta rotatividade das prestadoras de serviço), redução de salário, aumento da jornada e consequente aumento do número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Entre outros tantos prejuízos aos trabalhadores.

VEJA COMO VOTARAM OS DEPUTADOS GAÚCHOS

Sérgio Moraes PTB Não

Yeda Crusius PSDB Sim

Total Rio Grande do Sul: 26

CENIN – Coordenação do Sistema Eletrônico de Votação.

SINDICATO - SÓ HÁ UM CAMINHO; RESISTIR, LUTAR, LUTAR E LUTAR!!!!