Nome: Cidade: Email: Mensagem:
denuncia/contato
Arquivo de notícias
terça-feira, 14 de junho de 2016 Campanha Salarial 2016 quinta-feira, 02 de junho de 2016 Sindicato elege nova diretoria para o triênio 2016/20... quinta-feira, 02 de junho de 2016 Seminário sobre Acidentes e doenças do Trabalho
Artigos
Notícia
Seminário sobre Acidentes e doenças do Trabalho quinta-feira, 02 de junho de 2016

No dia 30 de abril no Auditório dos Sapateiros ocorreu o Seminário da Federação democrática dos Sapateiros RS, que discutiu a problemática situação dos milhares de trabalhadores que são vitimas de acidentes e doenças em decorrência más condições e ambientes não seguros de trabalho no Brasil e no mundo. Um dos apontamentos do debate foi que o movimento sindical deve intensificar campanhas por ambientes sadios e seguros para prevenir contra acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Doenças ocupacionais

São consideradas doenças ocupacionais aquelas que estão diretamente relacionadas à condição de trabalho desempenhada pelo profissional e até mesmo por situações pessoais do indivíduo que podem atrapalhar a atividade do dia a dia.

O que é?

Doenças ocupacionais são as que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido. As mais comuns são as Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), que englobam cerca de 30 doenças, entre elas a tendinite (inflamação de tendão) e a tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões). As LER/Dort são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares, como tendões, articulações, músculos e nervos. Atualmente é cada vez maior a atenção com a saúde mental e física dos trabalhadores, e é por meio da prevenção que é possível diminuir as chamadas doenças ocupacionais.

Departamento de Saúde do Sindicato

O Sindicato possui atendimento com clinico, ginecologista, convênios com clinicas e especialistas, também no Sindicato você encontra Médico do Trabalho, Psicólogo e quiropraxista. O Sindicato busca prestar orientações e atendimentos voltados para a prevenção a doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.