Atelieres fecham mais de 300 postos de trabalho quinta-feira, 02 de junho de 2016

O Sindicato denuncia: Atelieres em sua maioria de preparação e costura que trabalhavam terceirizadas encerraram suas atividades e com isso fecharam mais de 300 postos de trabalho. Em quase a totalidade dos casos as empregadoras (atelieres) não pagaram os direitos dos empregados, muitos, sequer honraram com o pagamento dos salários.

O Sindicato reuniu os trabalhadores que ficaram sem receber, discutiu a situação individual em cada uma destas “empresas” e, com sua assessoria jurídica, encaminhou ações na Justiça do Trabalho contra as empregadoras e as empresas tomadoras/fornecedoras de serviços, para que todos os trabalhadores venham a receber o que tem de direitos.

Agravantes são os casos em que as atelieres não estavam em dia com os depósitos do FGTS, pois o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço é uma poupança do trabalhador e se a empresa não depositou nem esse direito o trabalhador recebe imediatamente, além de ficar impedido de encaminhar o recebimento do seguro Desemprego.

O Sindicato luta, fiscaliza e mesmo assim muitas empresas não cumprem com seus compromissos para com seus empregados. As empresas que mais aparecem como tomadora de mão de obra terceirizada são,  Calçados Ramarím Ltda e RR Shoes.