Deputados aprovam reajuste abaixo da inflação quarta-feira, 09 de março de 2016

Foi uma sessão para ficar marcada na memória dos trabalhadores(a) gaúchos(a). Os deputados da base do governo Sartori aprovaram o reajuste do piso regional abaixo da inflação do período. O reajuste aprovado foi de 9,60% abaixo da inflação do período que é de  11,31% e bem abaixo do reajuste do salário mínimo nacional que foi 11,68%, agora com o reajuste o novo mínimo terá cinco faixas entre R$ 1.103,66 e R$ 1.398,65.

Um grave precedente foi aberto, desde que o piso regional foi criado lá no governo Olívio Dutra, está foi a primeira vez que um governo reajusta o mínimo em valor menor do que a inflação do período. Como o piso atende 1,3 milhão de trabalhadores (a), esses trabalhadores vão receber reajuste menor do que a inflação, isso é perda do poder de compra do salário.

Para outras categorias o mínimo serve de balizador nas negociações como no nosso caso (data-base em agosto). O reajuste abaixo da inflação sob a tutela do governo, abre precedente para os “patrões” acirrarem as negociações com os trabalhadores.

Mais uma vez muitos deputados que recebem votos dos trabalhadores viram as costas e traem seus eleitores, para eles isso é só um detalhe, pois eles apostam na falta de memória e no esquecimento dos trabalhadores, nas próximas eleições ele voltam com falsas promessas, tapinhas nas costas e pedem votos de novo.

Nas galerias da Assembleia legislativa houveram vaias de protestos por parte dos trabalhadores e aplausos por parte dos empresários. Mas não teve jeito a turma do Sartori traiu a classe trabalhadora gaúcha para ficar de bem com seus chefes (patrões financiadores de campanhas).

Carregando Galeria...