Sindicato participou da 39ª Romaria da Terra quarta-feira, 09 de março de 2016

Dirigentes do Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga e Região participaram da 39ª Romaria da Terra realizada dia 09 de fevereiro, em São Gabriel RS. Promovido pela Comissão Pastoral da Terra, pelo Conselho Indigenista Missionário, pela diocese de Bagé (RS) e o regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Com o tema “Cuidar da Terra, Casa Comum”, a Romaria celebrou os 260 anos do martírio do índio Sepé Tiarajú e seus companheiros na luta pela terra e pela vida, propondo uma reflexão sobre o cuidado com a terra diante da violência e da exploração.

A 39ª Romaria teve o objetivo de estimular as pessoas a assumirem novas práticas de vida que levem em consideração a preservação do meio ambiente e a defesa da vida. Dizer não ao uso de venenos, estimular a produção de alimentos saudáveis, ressaltar a importância da agricultura familiar e camponesa, e adotar um consumo consciente e responsável fazem parte da iniciativa.

Um pouco de história:

Há 38 anos, em 1978, no município de São Gabriel, aconteceu a primeira Romaria. Desde então, ela é realizada todos os anos, sempre na terça-feira de Carnaval.

Acampamento da Juventude

Desde o ano de 2005 o Acampamento da Juventude faz parte da Romaria. Jovens de todo do estado e de várias regiões do país participam desse espaço para debater, refletir e celebrar o tema proposto pela Romaria a partir de suas vivências e anseios. O Acampamento é um espaço sócio-político-formador e surgiu por iniciativa da própria juventude.

Nos dias 7 e 8, antecedendo a Romaria, ocorreu o Acampamento da Juventude, que contou, em sua programação, análise de conjuntura sobre o contexto político nacional e estudo do tema da Romaria “Cuidar da Terra, Casa Comum”. Além disso, uma mesa de debate sobre a "Resistência dos Povos Originários", que contou com a presença de lideranças indígenas, quilombolas e camponesas.

E na terça-feira 9, milhares de romeiros de todas as regiões caminharam celebrando a unidade dos povos por mais dignidade, vida e ESPERANÇA no campo e na cidade. Ano que vem tem mais... esperamos que estejamos.... todos em uma situação ainda melhor, do que hoje!!!!!!

Carregando Galeria...